Em Santa Catarina ainda falta Saneamento Básico


Dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil mostram a deficiência de avanços em saneamento nas cidades de Santa Catarina. O estudo, que é feito a cada dois anos, traz um ranking das 100 maiores cidades do Brasil. Florianópolis, Blumenau e Joinville são os municípios elencados no levantamento, que mostra a necessidade de mais investimentos em esgotamento sanitário.

Em relação ao tratamento de esgoto, com exceção da Capital, as demais apresentam números mais baixos que a média nacional de 40,8%, que já é considerado um patamar demasiadamente baixo.

Florianópolis tem um indicador de 50,59%, seguida por Blumenau com 17,77% e Joinville de 18,61%. O tratamento de esgoto foi o pior indicador apresentado no estudo. Apenas 19 municípios tratam mais de 80% de seus esgotos, 52% das cidades ficam entre entre 20,1 e 79,9%, e 29 regiões tratam menos de 20% do seu esgoto, sendo este o principal problema a ser superado.

Pedro Scazufca, coordenador do estudo, observa em Santa Catarina uma situação peculiar:

— Apesar de ser um estado rico, o esgotamento sanitário é bastante deficitário. Em relação à coleta e tratamento, os números são baixos, mesmo comparados com Estados mais pobres, apresentando um desenvolvimento abaixo do esperado — avalia.

Em Blumenau, a pesquisa mostra uma evolução. Em um comparativo dos indicadores com a última pesquisa (dados de 2012), apresentada em 2014, houve uma melhora significativa em relação à cobertura total de esgoto.

No estudo anterior, a cidade do Vale do Itajaí apresentava uma cobertura total de esgoto de 7,2%. Em 2014, esse número evoluiu para 29,19%.

—Eles tiveram uma iniciativa por meio de uma parceria privada. O indicador de 2014 ainda é ruim, mas se observarmos ao longo do tempo há uma evolução — compara Scazufca.

O ponto positivo das cidades catarinenses está nos indicadores de cobertura de água que apresentam bons índices, todas perto dos 100% sendo: Florianópolis (100%), Blumenau (98,89%) e Joinville (98,91%).


Fonte: Diário Catarinense e Instituto Trata Brasil


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Dom Engenharia