Em Santa Catarina ainda falta Saneamento Básico

February 28, 2017

 

Dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil mostram a deficiência de avanços em saneamento nas cidades de Santa Catarina. O estudo, que é feito a cada dois anos, traz um ranking das 100 maiores cidades do Brasil. Florianópolis, Blumenau e Joinville são os municípios elencados no levantamento, que mostra a necessidade de mais investimentos em esgotamento sanitário.

Em relação ao tratamento de esgoto, com exceção da Capital, as demais apresentam números mais baixos que a média nacional de 40,8%, que já é considerado um patamar demasiadamente baixo.

Florianópolis tem um indicador de 50,59%, seguida por Blumenau com 17,77% e Joinville de 18,61%. O tratamento de esgoto foi o pior indicador apresentado no estudo. Apenas 19 municípios tratam mais de 80% de seus esgotos, 52% das cidades ficam entre entre 20,1 e 79,9%, e 29 regiões tratam menos de 20% do seu esgoto, sendo este o principal problema a ser superado.

Pedro Scazufca, coordenador do estudo, observa em Santa Catarina uma situação peculiar:

— Apesar de ser um estado rico, o esgotamento sanitário é bastante deficitário. Em relação à coleta e tratamento, os números são baixos, mesmo comparados com Estados mais pobres, apresentando um desenvolvimento abaixo do esperado — avalia.

Em Blumenau, a pesquisa mostra uma evolução. Em um comparativo dos indicadores com a última pesquisa (dados de 2012), apresentada em 2014, houve uma melhora significativa em relação à cobertura total de esgoto.

No estudo anterior, a cidade do Vale do Itajaí apresentava uma cobertura total de esgoto de 7,2%. Em 2014, esse número evoluiu para 29,19%.

—Eles tiveram uma iniciativa por meio de uma parceria privada. O indicador de 2014 ainda é ruim, mas se observarmos ao longo do tempo há uma evolução — compara Scazufca.

O ponto positivo das cidades catarinenses está nos indicadores de cobertura de água que apresentam bons índices, todas perto dos 100% sendo: Florianópolis (100%), Blumenau (98,89%) e Joinville (98,91%).

 

Fonte: Diário Catarinense e Instituto Trata Brasil

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Dom Engenharia